Dr. Fabricio Severino

Desgaste do menisco: sintomas desta condição e os tratamentos

Desgaste do menisco, conhecidas também como “roturas meniscais”, as lesões meniscais são consideradas ocorrências comuns. Em alguns casos, podem causar dor no joelho e outros sintomas mecânicos, sobretudo ao se realizar atividades físicas. Vale ressaltar que há quadros que são assintomáticos.

Como os meniscos podem ser caracterizados

Compostos por fibrocartilagem, são estruturas internas do joelho que colaboram para a estabilidade dos joelhos, além de serem responsáveis pela absorção e distribuição de forças durante situações de impacto.

Cada joelho conta com dois meniscos: o lateral, que fica na porção externa da estrutura, e o medial, localizado na parte interna.

A tíbia e o fêmur apresentam estruturas diferentes e de pouca congruência entre si. Dessa forma, os meniscos são importantes para que ocorra maior congruência entre essas estruturas, fazendo com que haja área mais ampla de distribuição de cargas.

As seguintes partes compõem os meniscos

Saiba se todo tipo de lesão meniscal causa dor

Em se tratando de lesões de pequeno porte, que não causam inflamação e não apresentam instabilidade, é provável que não ocasionem sintomas.

Em contrapartida, lesões traumáticas de grande porte, instáveis, com fragmentos fora do devido lugar (luxados) e com perimeniscite (inflamação) são mais propensas ao aparecimento de sintomas.

Conheça os sintomas que os desgaste do menisco podem causar

As lesões meniscais podem desencadear os sintomas elencados abaixo:

As dores apresentadas costumam surgir entre o fêmur e a tíbia, na porção medial ou na lateral, conforme o menisco que sofreu a lesão.

O edema, por sua vez, tende a ser mais frequente em fases agudas da lesão, bem quando há maior sobrecarga ou desgaste no joelho afetado.

A sensação de instabilidade, estalidos e limitação de movimentos são os sintomas mecânicos. Quando presentes, indicam, em muitos casos, que o paciente necessita de tratamento cirúrgico.

De que formas os desgaste do menisco pode ser diagnosticada

Para diagnosticar este tipo de lesão, o médico levará em conta o exame físico realizado no paciente, a suspeita clínica e resultados de exames de imagem, como a ressonância magnética.

Quando há lesão meniscal, há dor após a palpação da articulação comprometida. Além disso, manobras envolvendo movimentação e rotação do joelho podem resultar em estalidos e dores, complementando o diagnóstico.

Fique por dentro de como a lesão de menisco ocorre

De natureza comum, as lesões meniscais são classificadas conforme suas causas:

Determinadas condições aumentam a predisposição para este tipo de lesão. Veja:

Veja quais os tipos de desgaste do menisco podem acontecer

A lesão meniscal também pode ser classificada em virtude do padrão que apresenta. A seguir estão os tipos existentes:

Confira se tais lesões no joelho podem cicatrizar

Pelo fato de apresentarem pouca circulação sanguínea, os meniscos possuem baixa regeneração. Em face disso, boa parte das lesões no menisco podem não cicatrizar. A cicatrização, contudo, dependerá de fatores como as características de cada pessoa e o tipo de lesão sofrido.

As lesões verticais e longitudinais apresentam maiores chances de cicatrização. As radiais apresentam médio potencial. Já as horizontais, complexas e flaps não costumam cicatrizar.

Fatores individuais que podem aumentar as chances de cicatrização:

Fatores que podem reduzir as chances de cicatrização

De que modos é feito o tratamento deste tipo de lesão

O tratamento conservador, ou seja, não cirúrgico, é indicado para grande parte das lesões. Quando há necessidade, a cirurgia consiste na retirada ou reparo do fragmento lesionado.

Os fatores que indicam tratamento não cirúrgico são os seguintes:

Os fatores indicativos de cirurgia estão relacionados a seguir:

Tratamento não cirúrgico: Como é realizado

O tratamento conservador envolve medidas como repouso, uso de gelo, medicações sistêmicas e infiltrações. A reabilitação conta com medidas analgésicas, fortalecimento e ativação muscular, bem como controle e estabilização do membro.

Os tipos de cirurgia empregados para tratar os desgaste do menisco

Estas são realizadas por artroscopia, ou seja, uma técnica minimamente invasiva através de vídeo e por incisões pequenas. Os principais tipos são:

Sair da versão mobile