,

Entorse de joelho: sintomas, tratamento e prevenção

Entorse de joelho é um tipo de lesão comum em quem pratica atividades físicas e esportivas. Uma entorse de joelho ou torção de joelho pode levar a problemas mais graves, como lesões internas nos meniscos, ligamentos e cartilagens.
Esse tipo de lesão é a segunda forma de torção mais comum em consultórios. Em primeiro lugar ficam as torções no tornozelo. Durante uma torção no joelho pode acontecer o estiramento do ligamento, ou em caso mais grave, o seu rompimento.

Como acontece uma entorse de joelho

Não é preciso nenhum movimento mirabolante para que ocorra uma entorse de joelho. Basta pisar em falso, um segundo de desatenção durante uma caminhada, corrida ou movimento, e o entorse pode acontecer, lesionando a articulação do joelho. Embora seja uma condição mais comum entre aqueles que são adeptos a prática de esportes, pessoas, inclusive sedentárias, podem sofrer com esse tipo de lesão.

Qual a importância do joelho e as consequências de uma entorse de joelho

O joelho é essencial para a movimentação, de forma que uma lesão de qualquer gravidade em apenas um lado ou de cada lado dessa área, acarretará em dificuldade ou limitação da movimentação. São os ligamentos colaterais os responsáveis pela movimentação do joelho para andar, sentar, se agachar e demais movimentos. Faz parte da articulação do joelho três importantes elementos estruturais, sendo eles: tíbia, fêmur e patela.

O que garante que esses elementos fiquem estáveis, são os ligamentos, que por sua vez são um tecido fibroso que une os ossos e controla toda a movimentação do joelho. Os ligamentos do joelho são os ligamentos cruzados anterior e posterior, localizado na região central da articulação do joelho, e os ligamentos colaterais medial e lateral, que estão localizados ao lado da articulação.

Sintomas de uma entorse de joelho

O principal sintoma de que houve uma entorse no joelho é o inchaço e vermelhidão, que acomete todos os casos, dos mais leves aos mais graves. Além desses sintomas, o paciente também pode se queixar de dor intensa no local, dificuldade para dobrar o joelho e em casos mais graves, é possível que se ouça um barulho no joelho afetado no ato da lesão. Geralmente esse barulho indica que houve o rompimento de um ligamento. Também é possível sentir espasmos e ter hematomas no local afetado.

O que fazer se tiver uma entorse de joelho

O adequado é ir imediatamente a um hospital para que um médico faça os exames adequados e se inicie o tratamento. Entretanto, em um primeiro momento após a lesão há algumas ações que o próprio paciente pode fazer para aliviar a dor até que tenha o atendimento médico adequado. Essas medidas são:

  • Interromper a atividade que estava fazendo no momento da dor. Continuar mesmo com dor pode gerar um dano muito maior no ligamento;
  • Elevar o membro afetado;
  • Se for possível, aplicar compressas de gelo sobre o joelho lesionado algumas vezes ao dia;
  • Evitar apoiar qualquer tipo de peso ou movimentar o joelho lesionado;
  • Ficar em repouso o máximo possível.

Essas medidas, inclusive, podem ser adotadas após o atendimento médico, para um restabelecimento mais rápido e seguro. Lembre-se que com o tratamento correto, uma lesão leve pode ser resolvida em poucas semanas, já os casos graves podem durar meses.

Diagnóstico

Embora o exame físico possa indicar que houve uma entorse, para melhor compreensão da gravidade e abordagem clinica correta, o médico especialista solicitará radiografias, caso suspeite que houve uma fratura, bem como a ressonância magnética para identificar se ocorreu lesão de menisco, ligamentar ou de cartilagem.

Tratamento

O tratamento depende da gravidade da lesão. Um joelho com entorse pode lesionar os seguintes ligamentos do joelho: ligamentos cruzados anterior e posterior, ligamento colateral medial, canto posterolateral e ligamento colateral lateral.

Além destes, nas entorses de joelho podem ocorrer lesão meniscal, lesão da cartilagem, lesão do mecanismo exterior, bem como eventuais fraturas. Se a lesão for considerava leve, ou seja, houve apenas estiramento do ligamento, a cirurgia não é necessária e o paciente irá se tratar com terapia medicamentosa. Se for o caso, o médico poderá indicar fisioterapia.

Agora quando há uma lesão ligamentar estável, passar ou não por uma cirurgia depende muito do tipo de lesão na articulação do joelho. Uma lesão estável do ligamento colateral medial não precisa de cirurgia, enquanto a lesão dos ligamentos cruzados anterior, que também é estável, quase sempre será resolvida com uma intervenção cirúrgica.

Por isso a importância de procurar um médico para que através dos exames, se decida qual o melhor tratamento para cada caso em particular.

Seja qual for o tipo de gravidade da lesão ligamentar, a reabilitação é essencial, já que a pessoa pode adquirir comportamentos compensatórias de movimentos ou limitações motoras na área afetada.

Prevenção das lesões no joelho

Não existe uma orientação mágica que impeça uma pessoa de ter uma lesão desse tipo, uma vez que entorse de joelho ocorre com facilidade em um simples pisar falso ou impacto durante a prática de exercício. Uma pessoa que esteja fazendo uma faxina ou construindo um muro corre tanto risco quanto um atleta durante a realização de seus exercícios diários.

Ainda assim, há como diminuir consideravelmente o risco de uma lesão, como realizar o fortalecimento da musculatura do joelho e realizar o condicionamento físico prévio adequado antes de qualquer atividade física. Sempre que for fazer uma atividade física, seja uma caminhada ou qualquer tipo de exercício, realize o devido aquecimento.

Ao mudar de movimentos ou intensidade dos mesmos, o faça aos poucos ou devagar. A mudança brusca aumenta o risco de uma entorse, inclusive de lesão grave. São segundos de descuido que podem custar semanas a meses de desconforto. Quando realizar a prática de esportes e este exigir determinado equipamento, o utilize adequadamente.

Para quem malha, respeite o tempo de repouso necessário para a regeneração e ganho do condicionamento desejado. Se tiver alguma lesão, cure-a primeiro, para depois realizar exercício.

Esportes que possuem maior risco de uma entorse de joelho

Alguns esportes são mais propícios a eventualidades, como uma entorse de joelho. São eles: futebol, tênis, vôlei, handebol, esqui, ginástica olímpica e judô. Não precisa deixar de praticar um ou mais desses esportes, basta seguir toda a recomendação do profissional que estiver treinando, a fim de se proteger contra diversos tipos de lesões.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *