,

Infiltração no joelho: Controle da dor no joelho

Infiltração no joelho, essa técnica consiste em aplicar, por meio de injeções, medicações no joelho comprometido. Algumas condições que acometem os joelhos são tratadas através de infiltrações.

É importante destacar que a aplicação medicamentosa poderá ser infiltração articular, que é um procedimento realizado dentro dos joelhos. Além disso, também poderá ser realizada nos tecidos, em que é feita a infiltração em torno da articulação.

Dentre os medicamentos mais empregados estão o ácido hialurônico, os anestésicos e corticoides. Vale ressaltar que no caso da infiltração em que se faz uso de ácido hialurônico, a técnica é conhecida como “viscossuplementação”.

A importância do ácido hialurônico para a articulação do joelho

Também conhecida como “hialuronato”, a substância empregada em infiltrações é um dos principais componentes do líquido sinovial existente nos joelhos. Dentre suas principais funções estão o amortecimento e a lubrificação da região.

Quando há inflamação ou desgaste dos joelhos, como costuma ocorrer em doenças degenerativas, verifica-se pouca viscosidade neste líquido intra-articular. Isso ocorre justamente pela redução do nível de ácido hialurônico. Desse modo, também se verifica o aumento de moléculas com poder inflamatório para as articulações.

Como o ácido hialurônico é empregado para tratar a artrose do joelho

A viscossuplementação é realizada para controle de sintomas de doenças que envolvam a degeneração de cartilagens, bem como os processos inflamatórios delas decorrentes. Dessa forma, seu emprego ocorre em associação com outros tratamentos.

No chamado “tratamento global”, por exemplo, além da infiltração, há a adoção de reabilitações, técnicas para fortalecer a musculatura da região, prática de atividades físicas, medicamentos anti-inflamatórios, dentre outros. Assim sendo, a viscossuplementação surge como uma medida para tornar os tratamentos mais eficazes.

Os resultados que a infiltração no joelho pode trazer ao paciente

Este tipo de tratamento possui a capacidade de controlar a dor e os processos inflamatórios. Com isso, observa-se que o indivíduo tratado consegue uma melhor reabilitação, de forma a voltar a praticar atividades físicas.

O principal efeito que se espera da infiltração de ácido hialurônico é que as dores decorrentes de desgastes no joelho não surjam ao longo de um semestre. Caso as demais técnicas de tratamento sejam realizadas com qualidade, os efeitos da aplicação poderão ser mais duradouros.

Se o caso for muito severo, com intensa degeneração na região, a infiltração poderá se mostrar efetiva, mas por um período menor de tempo ou até mesmo inexpressiva.

Tratamento da infiltração de joelho

A principal recomendação é que a viscossuplementação seja realizada em condições que tenham gerado desgaste cartilaginoso na região dos joelhos. Confira abaixo algumas situações em que a técnica poderá ser adotada:

  • Artrose leve a moderada: Neste caso, a indicação é para pacientes que não tenham obtido o efeito esperado por meio de outros tratamentos, bem como aqueles que apresentem sintomas limitantes.
  • Artrose grave: Embora seja possível tratar casos de maior gravidade com esta técnica, é importante pontuar que a eficácia poderá ser menor.
  • Cartilagens que apresentem lesões: Em condições que não decorram de artrose, este tipo de infiltração poderá ser empregada, sobretudo quando há sintomas persistentes e edema no local.

Qualquer que seja o caso, a recomendação quanto à infiltração com ácido hialurônico está condicionada à avaliação por parte do médico.

Como é feita a infiltração com ácido hialurônico

A técnica consiste em um procedimento ambulatorial, contando-se com materiais estéreis para tal. O tratamento tem início com a antissepsia da pele do joelho comprometido.

Há utilização de anestesia local a fim de tornar o procedimento confortável ao paciente. Logo após, um aparelho de ultrassom é empregado para guiar a infiltração com agulha no interior da articulação.

Caso haja edema excessivo, poderá ser realizada a aspiração do líquido presente na articulação antes da aplicação da medicação. Desse modo, com apenas um ponto de aplicação, o medicamento é capaz de se espalhar no interior do joelho. O procedimento costuma durar em torno de 5 minutos.

Infiltração no joelho é indolor?

Pelo fato desta área ser considerada de grande sensibilidade, o emprego de anestesia local se faz necessário. Dessa maneira, o paciente sentirá apenas um desconforto passageiro e de baixa intensidade. Em outras palavras, será como a aplicação de injeção em outra parte do corpo.

O retorno às atividades cotidianas após o procedimento:

A realização desta técnica implica na adoção de um repouso relativo por parte do paciente. Isso significa que será necessário aguardar 48 horas após o procedimento para a realização de atividades físicas mais intensas. Além disso, recomenda-se a utilização de bolsas de gelo para amenizar o edema local, bem como medicamentos que o médico venha a receitar.

Quando é indicada a infiltração no joelho com corticoides

Tais substâncias possuem ação anti-inflamatória e analgésica, de forma que sua utilização poderá ocorrer através de infiltrações ou nos tecidos que circundam a articulação. Em geral, a aplicação com corticoides é feita para tornar mais rápida a recuperação do paciente. Em casos de grande inflamação, em que há derrame articular, prefere-se que uma punção para drenar o líquido seja previamente realizada.

Os efeitos dos corticoides nas infiltrações intra-articulares

Assim como outros medicamentos, os corticoides atenuam dores e inflamações no joelho, mas com uma ação muito mais rápida que os demais. O efeito, entretanto, costuma ser breve, durando somente algumas semanas. O emprego de tais substâncias, contudo, costuma ser nocivo às cartilagens, caso realizado repetidamente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *