Artrose no joelho (Osteoartrite)

A osteoartrite, mais conhecida como artrose no joelho, é uma condição que causa um desgaste da cartilagem e da articulação do joelho ao longo dos anos. Apesar de ser a região do corpo mais propensa a doença, outras articulações como as mãos, pés, ombros, quadril e tornozelos também podem desenvolver a osteoartrite.

Devido ao desgaste da articulação, é inevitável que o paciente desenvolva inflamações no joelho, que de acordo com o seu nível de gravidade, podem gerar sintomas bastante incômodos e que provocam dores ao caminhar ou movimentar a articulação. No geral, esse quadro é mais comum de ocorrer em indivíduos de idade avançada, em função do processo natural de desgaste das articulações. Porém, também é possível que pacientes mais jovens desenvolvam a doença dependendo de certos hábitos e estilo de vida.

Quais são as fatores de risco para a artrose no joelho?

Como mencionado, além da idade, existem alguns fatores capazes de influenciar no surgimento da osteoartrite em pacientes mais jovens. Confira logo abaixo quais são eles.

• Obesidade: O sobrepeso é um dos principais fatores de risco pois aumenta o impacto suportado pelos joelhos. Além disso, um individuo acima do peso pode desenvolver um quadro de osteoartrite mais grave ao longo dos anos, caso não adote uma alimentação balanceada e realize exercícios de fortalecimento muscular.
  • Histórico de lesões nas articulações: A prática de atividades físicas regularmente não oferece riscos, mas alguns estudos já indicam que exercícios pesados e repetitivos podem aumentar as chances do desenvolvimento precoce da artrose no joelho. Desse modo, o ideal é realizar as atividades com a supervisão de um profissional, além de respeitar os próprios limites.
  • Fatores genéticos: Os estudos que relacionam a genética ao aparecimento da artrose no joelho ainda estão em andamento, mas já é possível afirmar que os indivíduos que possuem um histórico da doença na família possuem chances maiores de desenvolvê-la precocemente.
  • Diagnóstico de outras doenças nas articulações: A osteoartrite pode surgir a partir dos danos provocados por outras condições articulares menos comuns, como por exemplo, a gota. Essa doença consiste no aumento dos níveis de ácido úrico no sangue, o que leva a um quadro em que cristais de monourato de sódio são depositados nas articulações do corpo.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas mais comuns entre os pacientes diagnosticados com osteoartrite são:

• Dor no joelho;
  • Rigidez e dificuldade ao movimentar a articulação;
  • Inchaços;
  • Desalinhamento do joelho.

Em seu estágio inicial, a dor é leve e costuma ocorrer somente após a prática de atividades mais intensas. No entanto, conforme essa condição vai se agravando, o indivíduo passa a sentir dores até mesmo em estado de repouso ou ao realizar tarefas cotidianas.

Sempre que for observada uma piora no padrão dos sintomas, o recomendável é procurar a ajuda de um ortopedista para identificar as causas e encontrar o tratamento adequado para controlá-los.

Como obter o diagnóstico da artrose no joelho?

Ao sentir os sintomas da artrose, é recomendável se consultar com um médico ortopedista, pois o mesmo é quem poderá chegar a um diagnóstico final a partir da análise do paciente durante um exame físico da articulação. Nesse exame, o médico observa o indivíduo realizando diferentes movimentos com o joelho, para assim verificar a sua mobilidade, se existem estalos e o que está causando as dores. Além disso, o ortopedista também analisa quais são os fatores de risco presentes no histórico do paciente.

O mais comum é que, após uma análise inicial, o médico solicite alguns exames de imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom do joelho, os quais são importantes para determinar as alterações ósseas e o nível de desgaste da articulação, e assim estabelecer o tipo de tratamento mais indicado.

A artrose no joelho tem cura?

Não, a artrose no joelho é uma condição tratável mas sem possibilidade de cura, tendo em vista que os desgastes causados na cartilagem são irreversíveis.

No entanto, isso não significa que não haja como adotar um controle da dor e levar uma vida normal e sem limitações. Ao iniciar o tratamento adequado, os pacientes obtém uma melhora clínica significativa, especialmente os indivíduos mais jovens e que não possuem outras doenças articulares.

Quais são os tratamentos possíveis?

O tratamento da osteoartrite é definido pelo ortopedista de acordo com a gravidade de cada caso. Confira a seguir quais são as formas de tratamento mais comuns.

Medicamentos

O tratamento medicamentoso é sugerido para a artrose no joelho em casos menos graves, com o intuito de diminuir as dores e possíveis desconfortos na região. Alguns dos remédios indicados nesse cenário são o paracetamol, os analgésicos opióides para situações de dores mais fortes e a duloxetina, indicada especialmente para o alívio dos quadros que envolvem dor crônica.

Em alguns casos, também é possível que o médico indique a injeção de ácido hialurônico na articulação do joelho e o uso controlado de um suplemento de sulfato de glucosamina.

Fisioterapia

Quando indicada, a fisioterapia para artrose no joelho precisa ser feita com regularidade, e em alguns casos, diariamente. Respeitando as limitações de cada paciente, o fisioterapeuta define os exercícios de alongamento da musculatura das pernas e de fortalecimento mais efetivos. Com o devido acompanhamento, esse tipo de exercício pode ser feito inclusive durante as crises de dores.

Cirurgia

O procedimento cirúrgico se torna a solução recomendável para os pacientes com um quadro agravado, ou para aqueles que os medicamentos e a fisioterapia não foram efetivos no alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida do indivíduo.

O tipo de intervenção também irá depender de cada caso. A artroscopia, por exemplo, consiste em pequenas incisões na região, com o intuito de aliviar sintomas mecânicos, enquanto a artroplastia substitui a superfície da articulação por meio de uma prótese de joelho parcial ou total.

Como funciona a recuperação do procedimento cirúrgico?

A artroplastia, por envolver um processo de maior complexidade, possui uma recuperação mais lenta. O tempo de maturação da prótese, para que haja uma integração com o osso, é de aproximadamente um ano. Na maioria dos casos, já é possível notar melhoras significativas a partir de 6 meses pós-cirurgia, mas a recuperação total acontece somente após 12 meses.

0 respostas